VOCÊ CONHECE A UNIMISSÕES? É UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA VOLTADA PARA A GESTÃO DO SABER MISSIONÁRIO DE MISSÕES NACIONAIS
Engaje-se

12 set

A UniMissões é uma universidade corporativa, e como tal, existe para desenvolver e oferecer infraestrutura para a educação continuada de todo o quadro de colaboradores, tendo a base de seu trabalho no mapeamento de competências e no aprendizado focado no planejamento estratégico da JMN.

Algumas das ações da UniMissões são: leitura das competências; fornecimento de treinamento e ações com avaliação de resultados; registros do crescimento educacional e novos implementos; valorização do treinamento, da habilidade e da experiência missionária e corporativa, buscando novas leituras e propostas para a manutenção e o avanço missionário; além do estudo e pesquisa missiológica. A UniMissões possui duas plataformas: a presencial e a de ensino à distância.

A instrução referente à vida educacional, envolvendo missionários, funcionários e todos os tipos de colaboradores, chama-se PDM, o Programa de Desenvolvimento Missionário, que se estrutura em três níveis de aprofundamento ou dinâmica: a) o conhecimento requerido alusivo à entrada na JMN e à familiaridade aos seus processos; b) a educação continuada e permanente; c) o investimento em cursos de extensão, formação e pós-graduação através dos seminários, faculdades teológicas e diversas parcerias.

É muito importante o investimento na capacitação, no desenvolvimento e no incremento das ferramentas missionárias. O conhecimento da cultura, da sociedade, da humanidade, das técnicas e dos saberes se faz cada dia mais importante. Interessa muito que voluntários professores ou especialistas em comunicação, linguagem, coaching, gramática, construção e interpretação de textos, contextualização, relacionamento interpessoal, tecnologia da informação e do processamento de dados, gestão de projetos, meios auxiliares, pedagogia e didática, entre tantos outros interesses e necessidades, ajudem a construir o saber missionário para a excelência da tarefa de Missões em nossos dias.

As demandas, contatos e relacionamentos são cada vez mais exigentes para o missionário e para todos os que estão envolvidos em Missões e, por isso, a UniMissões tem aberto sua rede de relações e parcerias para o suprimento e o avanço das Missões Nacionais.

Realmente vivemos num tempo de investimento na educação para o trabalho específico que está presente tanto nas expectativas dos trabalhadores, como nas próprias empresas que os contratam. Os empreendimentos dos mais diferentes segmentos têm se preocupado com a condução do seu futuro e investido na educação corporativa, fazendo surgir as universidades corporativas. E não foi diferente o processo que levou Missões Nacionais a se preocupar com a gestão da capacitação voltada à estratégia missionária.

É preciso estarmos atentos ao que tem acontecido na boa vanguarda do ensino no Brasil, para o treinamento profissional específico que resulta em boas práticas. Por exemplo, a universidade corporativa do Banco do Brasil, a UniBB, estabeleceu seu ensino para a orientação e o desenvolvimento de funcionários com eixos na educação permanente e passou a orientar os processos de identificação e seleção de pessoas com um programa de certificação interna. Da mesma forma, outra empresa bem conhecida, a Pepsi, criou a universidade corporativa PepsiCo porque percebeu a necessidade da atração e retenção de talentos e capacitação no aprendizado contínuo. Ainda empresas como o Metrô de São Paulo com a sua UniMetrô, a Comlurb-Unicom, a universidade corporativa da CAIXA, do SEBRAE, da Motorola, do Yazigi, do McDonald e do grupo de saúde Memorial, investiram grandemente na educação corporativa.

Segundo o site educor.desenvolvimento.gov.br, existem atualmente no Brasil cerca de 500 universidades corporativas.

Assim como as empresas recebem seus trabalhadores da sociedade já com a formação ou a técnica requerida para suas funções e depois constroem seus saberes específicos, conforme seu nicho de negócio, nós de Missões Nacionais também recebemos das igrejas os vocacionados para Missões já fortemente preparados para investir criativamente na revitalização de trabalhos que solicitam parceria missionária, agir na ação social tão específica com as Cristolândias, as Casas abrigo e também com o Colégio de Carolina.